Nossas Oficinas

Tecelagem

O objetivo desta oficina é trabalhar a coordenação motora fina e grossa, concentração e foco.

Desenvolvendo cachecóis, descanso de mesa, cintos, bolsas, entre outros itens,  Utilizamos como instrumentos de trabalho na tecelagem teares de madeira, teares de mão e agulhas para tecelagem.

4_edited.jpg

Marcenaria

Esta atividade proporciona um trabalho de desenvolvimento motor e psíquico, desenvolvendo suas habilidades manuais, aprender o manuseio de ferramentas específicas e que têm etapas a serem cumpridas e que o planejamento é fundamental para transformar uma ideia imaterial em um resultado ou produto concreto.

ring3.jpg

Horta Terapia

Através desta atividade, os alunos tem a oportunidade de produzir uma horta de pequeno porte, como a construção de um canteiro, plantio, adubação, capina e colheita. Além disso, o projeto propiciara melhoria na qualidade alimentar dos usuários envolvidos, uma vez que toda a colheita da horta será dividida entre eles.

Culinária - Cozinha Pedagógica

O professor junto com os alunos, realizam pesquisas de receitas  de acordo com cada época do ano para realização das atividades semanais.

Jardinagem

A jardinagem permite ao jovem entender, de fato, o inter-relacionamento de fenômenos da natureza. A situação possibilita que ele adquira a experiência através de atividades práticas. O trabalho e a observação, realizados durante alguns anos, transformam a interação das forças da natureza em vivência. Do trabalho comum no jardim da escola resulta uma base para julgamentos e para a própria responsabilidade. Começando com a puberdade, a tarefa e a função de apoio pedagógico da jardinagem tornam-se claras. A atividade em contato com a natureza tem um significado especial. O educador vem a ser a fonte de informações sobre os processos e interações da natureza.

Vida Diária e ViDA Prática

Atividades de vida diária e prática são tarefas pessoais e habilidades pertinentes ao cotidiano dos alunos, sendo considerado o auto cuidado, como; escovar os dentes, pentear os cabelos, vestir-se, calçar e amarrar sapatos alimentar-se, beber água, fazer uso do vaso sanitário, lavar louças, lavar roupas, arrumar a cama, varrer, usar telefone, sentar-se a mesa, transferir-se de um lugar para o outro, preparar pequenas refeições (saladas, sucos, pães, bolos, dentre outros que respeite a capacidade de cada um), horta (semear, plantar e colher), Inclusão digital (informática básica).

Atividades Básicas da Vida Prática (ABVP), é ensinado aos usuários como arrumar uma cama, vestir-se de forma correta, dobrar roupas, passar, lavar um prato, etc.

Em ambas as atividades, visamos ensinar aos usuários obterem autonomia na vida cotidiana, tanto em casa quanto na sociedade.

57457088_2184921808263706_4120040287420547072_n_edited.jpg

Passeios Culturas

através de parcerias e doações organizamos passeios culturais para cinema. teatro, parques, exposições.

Alfabetização

Apoio pedagógico aos jovens para desenvolver sua autonomia e inserção ao mercado de trabalho.

Associação Beneficente Guainumbi - CNPJ 04.492.408/0001-89

Rua Emanuel List, 96 - Chácara Florida - Jardim Aracati - São Paulo - brasil